4 dicas para escolher o sofá perfeito para sua casa

em 24 de novembro de 2021
4 dicas para escolher o sofá perfeito para sua casa
Seja na sala de estar, no escritório ou até mesmo em áreas externas, o sofá sempre ocupará lugar de destaque na sua casa. É onde a família e as visitas se acomodam para um bom papo, um bom drink, para descansar, ler e assistir à TV.

É um dos mobiliários mais usados da casa e também protagonista na decoração. Além do destaque estético, o sofá tem a função de delimitar os espaços em um ambiente e serve de parâmetro para os demais artigos e móveis, como poltronas, estantes, tapetes e mesas (centrais e laterais).

Por tudo isso, ele tem que ser bonito, elegante, se adequar à decoração do ambiente e, ao mesmo tempo, precisa ser confortável e — obviamente — compatível com o espaço.

Escolher o sofá perfeito para sua casa não é, definitivamente, tarefa fácil. São muitas as configurações, tamanhos, formatos, tecidos e cores. Mas vamos dar 7 dicas importantes para que você faça a escolha certa.

1. Defina o ambiente

O primeiro passo é determinar o local em que o sofá será usado: na sala de estar, na sala de TV, no escritório, na varanda, no quarto de hóspedes, na suíte principal...

Essa decisão faz toda a diferença porque influencia não somente no estilo do sofá, mas também em sua finalidade. Para a sala de TV, por exemplo, o recomendado é um móvel macio e profundo, bastante confortável, inclusive com opção de ser alongado por uma chaise.

Já para a sala de estar, que é um espaço de convivência familiar, um sofá profundo e macio pode dificultar o ato de se levantar. Nesse caso, prefira assentos mais firmes, com encostos retos, design mais clean e tamanhos padrões, com altura em torno de 45 cm e profundidade de 90 cm.

A mesma recomendação vale para escritórios, varandas e quartos de hóspedes, locais que têm como finalidade receber visitas.  Agora, se o ambiente for multiuso, vale mesclar todas essas características: um sofá mais firme e menos profundo com uma chaise que alonga e puffs que podem ser posicionados para conforto dos pés.

2. Determine o tamanho

Assim que definir o ambiente e a finalidade do sofá, é importante determinar o tamanho mais adequado. Um sofá retrátil e reclinável, por exemplo, tem a vantagem de se adaptar às necessidades do momento e ser bastante confortável, mas ocupa bastante espaço.
Já um sofá fixo pode ser inserido em qualquer ambiente — o que vai mudar é a decisão de ser 2 ou 3 lugares. Agora, se espaço não é problema na sua casa, os sofás de canto são excelentes escolhas. Eles acomodam 4, 5, 6 ou mais lugares e o formato em “L” aproxima as pessoas.
 
Não há como fugir: meça o cômodo com uma fita métrica e coloque no papel com todos os móveis que deseja. Nessa planta baixa, não se esqueça de considerar o mínimo de 60 cm para cada lado do sofá, além de outros espaços para circulação entre todos os móveis.

3. Tenha cuidado com o tecido

O revestimento do sofá faz toda a diferença, pois é ele quem vai dar charme e estilo à peça e à decoração do ambiente. Mas como o estilo está ligado diretamente ao uso — e é importante pensar na resistência — considere quem vai usar o sofá. Há crianças na casa, adolescentes, animais de estimação?

Há tecidos como o linho cotton, o linho poliéster e o corino, por exemplo, que atendem a maioria dos gostos, mas podem não ser boas opções para quem tem crianças ou pets. Neste caso, o ideal é optar por tecidos mais duráveis como lona e couro natural.

Agora, se você não tem criança, pet ou não se preocupa com a resistência do sofá (pode usar capas removíveis e laváveis, por exemplo), veja as opções:

- Sarja peletizada: opção 100% algodão, natural, que pode ser encontrada em uma variedade de cores.
- Linho: pode ser natural ou misto, com fibras sintéticas para que seja mais durável. O sintético pode ser impermeabilizado e não amassa, já o natural tem toque macio e textura “amassada”, o que traz aconchego e rusticidade.
- Chenille: mais popular pela durabilidade e preço. Apesar de não ser dos mais bonitos, você pode optar por modelos de trama fechada e menos brilho.
- Suede: popular e resistente, mais macio que o chenille. Já foi o “queridinho” dos lares brasileiros, mas não é sinônimo de elegância e sofisticação.

4. Defina a cor do tecido

Por último, é importante pensar na cor do tecido que irá revestir o sofá e compor com a decoração do ambiente. Antes de tudo, avalie a cor dos pisos e paredes do ambiente.

Se são neutras ou claras, você pode investir em sofás escuros e até mesmo claros, mesclando com almofadas que tenham texturas naturais e cores mais vibrantes. Caso as paredes sejam coloridas, opte por tecidos neutros.
Isso não significa que você não possa ousar na cor do estofado. Pelo contrário. A dica é apenas para escolher primeiro o sofá e, depois, o restante dos móveis e acessórios.

Sofás desenvolvidos com exclusividade


Com essas dicas, fica mais fácil escolher o sofá perfeito. Aqui na Ítalo Decor temos consultores especializados que vão ajudar você a fazer a opção certa.
 
Desenhamos a planta do seu ambiente e criamos projetos únicos e exclusivos. Você escolhe o design, o tamanho, a espuma, o tecido e todos os detalhes que vão garantir elegância, sofisticação e conforto ao sofá da sua casa. Venha para a Ítalo!