Qual luminária escolher? Conheça alguns tipos para decorar sua casa

em 13 de outubro de 2021
Qual luminária escolher? Conheça alguns tipos para decorar sua casa
Quando falamos em decoração, geralmente o que primeiro invade nosso pensamento são móveis e objetos: sofá, cama, mesa, poltrona, aparador, tapete, espelho, vasos, porta-retratos, quadros... 

Mas a decoração de um ambiente vai muito além e há outros pontos que merecem atenção. Um deles é a iluminação.

A iluminação é um componente fundamental para criar o clima e a funcionalidade de cada ambiente. A luz valoriza não só a estética dos espaços, mas todos os outros elementos decorativos.

Ou seja, faz com que tudo fique mais bonito e ainda traz um novo elemento decorativo ao ambiente: as luminárias. Hoje existem vários tipos disponíveis no mercado. Conheça quais são eles para fazer a escolha certa!

1. Lustres

São suspensos no teto e têm diversas lâmpadas, podendo servir tanto como iluminação principal do ambiente quanto para compor a decoração. Há peças antigas, criadas com metais pesados, mas os mais tradicionais são os modelos com cristais luxuosos e sofisticados.

Os lustres geralmente são usados em halls de entrada, salas de jantar ou estar. Mas, atenção: eles sempre têm que dialogar com o tamanho do ambiente — ou com a mesa abaixo dele, se houver.

2. Luminárias pendentes

São peças decorativas, com iluminação focada em algum ponto. Para que isso seja possível, são suportadas por cabos que comportam os fios elétricos.

Os pendentes são soluções práticas e que deixam qualquer ambiente charmoso. São ideais para iluminação de bancadas, mesas, mezaninos e para a lateral das camas, sendo possível encontrar modelos dos mais variados tamanhos e que combinam com todos os tipos de estilo: rústico, minimalista, moderno, neutro, colorido, sofisticado, entre outros.

Conheça algumas opções:

Vime: estão super em alta e trazem um ar natural ao projeto de iluminação. Deixam o ambiente com um toque artesanal, criam um clima de praia ou montanha e propiciam aquela sensação deliciosa de acolhimento.

Madeira: é um clássico. A versão tradicional costuma ser grande, para ficar evidente nos espaços. Mas há opções mais compactas para quem procura algo mais discreto.

Aramado: é bastante versátil e combina com diferentes estilos, como o minimalista, o industrial e o sofisticado. Como a cúpula é vazada, é possível ver a lâmpada. Por isso vale a pena investir em um modelo mais bonito de LED com filamentos. 

Vidro: o material translúcido deixa a decoração leve e agradável e também vai muito bem em praticamente todos os estilos.

Essas são apenas algumas opções, pois há uma grande variedade de materiais: ferro, corda, fibras naturais... Pode ter certeza: é muito fácil encontrar um modelo para decorar seu espaço. 

Dica: harmonize os acabamentos e esteja atento à altura do pendente:

- Mesinha lateral: 30 a 50 cm de altura;
- Mesa redonda: 70 a 90 cm de altura;
- Mesa retangular: 76 a 90 cm de altura;
- Chão: 200 a 210 cm de altura.

3. Luminárias de cabeceira ou abajures

São os queridinhos daqueles que gostam de ler e assistir à televisão com uma luz indireta. Funcionam muito bem em mesas de centro, laterais ou de cabeceira — os abajures grandes podem ser posicionados diretamente no chão.

Assim como as luminárias pendentes, dão um charme decorativo ao ambiente e combinam perfeitamente com os mais diferentes estilos: moderno, minimalista, rústico, etc.

Agora que você já conhece os tipos de luminárias, é hora de escolher a opção que mais combina com sua casa e planejar a iluminação. Aqui na Ítalo temos diversos modelos para atender todos os tipos de ambientes — e nossos consultores têm grande expertise para ajudar na sua escolha. Vem para a Ítalo Decor!