As melhores dicas para decoração com pouco espaço

em 18 de agosto de 2021
As melhores dicas para decoração com pouco espaço

Você está se mudando para um local com pouco espaço (ou já mora em um) e está com dificuldade em decorá-lo? Quer imprimir sua personalidade ao novo ambiente, mas acha que ele é pequeno demais e não há muito o que fazer?

 Calma, porque é totalmente possível deixar um ambiente pequeno mais funcional, mais clean, sem aquela aparência de “tudo entulhado” e “com a sua cara”. Acompanhe o artigo que iremos dar as melhores dicas para decoração em pouco espaço.

1.    Elimine divisórias
Se você tem paredes não estruturais que dividem os cômodos, pense na possibilidade de eliminá-las. A integração dos ambientes facilita a organização e promove melhor circulação. As mais comuns são sala/cozinha/área gourmet, cozinha/lavandeira, quarto/escritório.

Você pode criar diferentes ambientes em um mesmo espaço usando os próprios móveis para fazer a separação. É dividir sem bloquear para que a luz natural alcance todos os lugares.

2.    Use cores neutras
Ambientes com base branca, cinza, bege e suas variações ampliam o espaço e ainda dão mais liberdade para ousar em objetos de decoração, como almofadas e vasos.Mas uma parede com cor forte ou escura também pode gerar a sensação de profundidade — teto e parede ao fundo na mesma cor deixam o ambiente mais comprido, por exemplo.


3.    Verticalize
Se não há muito espaço na horizontal, aproveite o espaço vertical. Ou seja, use — e abuse! — das paredes. Quadros, espelhos e outros objetos podem trazer a originalidade que você quer ao ambiente.

Mas, atenção: verticalizar não significa colocar quadros em todos os pontos das paredes. Esses objetivos têm que estar visíveis aos olhos e serem posicionados, portanto, em alturas adequadas.

Outra dica: ganchos são ótimas soluções para pendurar bolsa, acessórios, casacos e máscaras.

4.    Abuse de estantes e prateleiras
As paredes têm que ser aproveitas para prateleiras e estantes. Além de serem composições decorativas bastante interessantes, são ideais para acomodar pertences e itens que remetem à sua personalidade: livros, porta-retratos, plantas, etc.

5. Planeje seus móveis
Em espaços pequenos, cada cantinho é valioso — e pode ser aproveitado! Um balcão de cozinha, por exemplo, pode contar com um armário estreito para acomodar xícaras na lateral oposta das banquetas. Uma quina inutilizada pode se transformar em um porta-joias verticalizado.

São estratégias que apenas os planejados possibilitam. Arquitetos e projetistas conseguem otimizar o ambiente de uma maneira que, muitas vezes, jamais passou pela cabeça dos clientes.

6. Aposte em gavetas
Gaveteiros são coringas para manter a casa organizada e podem estar em todos os ambientes: quarto, sala, cozinha, lavanderia. Assim, cada objeto terá seu lugar específico.

7. Invista em móveis multifuncionais
Os móveis 2 em 1 são excelentes para utilizar cada cantinho disponível e não atrapalhar a circulação. Boas opções são as camas boxes com baú ou com gavetas, que servem para acomodar roupas de cama, toalhas ou objetos utilizados com menor frequência.

8. Pense na proporção
A última dica é para se atentar ao tamanho do espaço e escolher por mesas, sofás e poltronas proporcionais ao ambiente. Isso não significa que móveis grandes não podem ser usados. É possível equilibrar o espaço.

Há ainda outras dicas mais pontuais que ajudam a ampliar o ambiente. Entre elas estão o uso de cooktop, de portas de correr, de televisão suspensa e de mesa redonda, que atrapalha menos a circulação.

Um apartamento ou casa pequenos não são impeditivos para uma decoração harmônica, funcional e que esteja alinhada à sua personalidade e às necessidades da sua família.  

Conte com a Italo Decor para ajudar a transformar o seu lar. Os nossos arquitetos estão preparados para criar projetos ideais: pensam desde os móveis mais adequados até os planejados que vão acomodar todos os seus pertences. Venha conhecer nosso showroom!