Mesa de jantar: como escolher o modelo ideal para seu espaço

em 24 de novembro de 2021
Mesa de jantar: como escolher o modelo ideal para seu espaço
A mesa de jantar é um elemento extremamente importante em casas e apartamentos. É o local de reunir a família e os amigos, de compartilhar refeições e que tem o poder de transformar seu ambiente. Tanto positiva quanto negativamente.

Ela pode ser o elemento-chave da decoração, mas também pode implicar em um local menor, apertado e mal planejado. Por isso, escolher a mesa certa é essencial. Qual o melhor tamanho, o melhor formato, o melhor material?

É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.

A mesa de jantar ideal tem tudo a ver com seu estilo de vida


Antes de tudo, é importante considerar o estilo de vida atual da sua família e qual espaço você tem disponível. Quantas pessoas moram na sua casa? Você é uma pessoa que gosta de receber convidados?

Você não vai precisar de uma mesa para 8 lugares se nunca recebe visitas, assim como uma mesa de 6 lugares pode ficar muito pequena aos fins de semana caso sua casa esteja sempre cheia. 

Duas dicas importantes: 1) seu estilo de vida atual – e não o que você gostaria de ter – é que vai definir sua mesa de jantar; 2) aceite o espaço que você tem. É possível criar cantinhos aconchegantes em qualquer local sem tentar encaixar uma mesa grande.

As dimensões e tamanhos da mesa de jantar


A mesa de jantar pode ter 4, 5, 6, 8 e até 10, 12 lugares. Além de avaliar seu estilo de vida e espaço disponível, é importante considerar que no local não haverá somente a mesa, mas outros móveis que complementam a decoração. 

Em termos de medida, o interessante é deixar de 70 a 75 cm entre o tampo da mesa e o chão para que pessoas de todos os tipos de estatura se sintam confortáveis. Entre uma pessoa e outra na mesa, o ideal é haver entre 60 e 65 cm e, entre uma cadeira e outra, 15 cm.

Outra distância importante está entre sua mesa e a parede mais próxima. O ideal para circulação é 90 cm. Se você optar por bancos ao invés de cadeiras, pode ser que consiga colocar um assento a mais. 

O canto alemão pode ser uma excelente alternativa para espaços menores, assim como manter a cabeceira da mesa encostada na parede, em ilha ou península. Isso abre margem para circulação.

Os formatos da mesa de jantar


Há dois formatos principais, cada um com suas particularidades.

Circular e oval: são ideais para ambientes menores, por facilitar a circulação ao redor, e ainda aproximam as pessoas que estão na mesa. Dão um toque moderno e contemporâneo aos espaços. Além disso, as bordas arredondadas evitam acidentes do dia a dia. A dica é buscar modelos com a base da mesa no centro.

Retangular e quadrangular: é verdade que ocupam mais espaço, mas também podem assentar mais pessoas à mesa. O modelo quadrado aproxima mais as pessoas, enquanto os retangulares são ótimos para locais mais estreitos.

Confira alguns tamanhos:

Redonda
4 lugares - diâmetro de 1 m
6 lugares - diâmetro de 1,20 m
8 lugares - diâmetro de 1,50 m


Quadrada 
4 lugares -  1 m x 1 m
6 lugares - 1,40 m x 1, 40 m
8 lugares - 1,50 m x 1,50 m


Retangular
4 lugares - 0,90 m x 1,40 m
6 lugares -  1 m x 1,80 m
8 lugares -  1,10 m x 2,40 m


Como escolher os materiais da mesa de jantar?


Na hora de escolher o material da sua mesa de jantar, leve em consideração o estilo do imóvel, a cor da parede, o tom do piso e outros elementos decorativos: pendentes, revestimentos, mosaicos, espelhos, etc.

Atualmente os materiais mais usados em tampos de mesa de jantar são a madeira, o vidro, as pedras e as resinas. A madeira tem muita durabilidade e é uma escolha certa, principalmente para decorações mais clássicas e rústicas. Há inúmeras cores e tonalidades de madeira, bem como tipos: MDF, madeira de demolição, de reflorestamento, imitação…

Os vidros são elementos muito versáteis, que compõem diversos tipos de ambientes, desde os clássicos e mais tradicionais até os mais modernos e contemporâneos. Fáceis de limpar, possuem diversos acabamentos e podem combinar com outros elementos como a madeira, o metal e o inox.

As pedras naturais, como mármore, granito e quartzo, são duráveis e dão requinte e sofisticação ao ambiente. Mas, cuidado: elas são muito pesadas, ou seja, não podem ser transportadas facilmente de lugar.

Por fim, outro modelo muito utilizado são as resinas. Há ainda materiais alternativos como concreto e porcelanato.

O importante é encontrar a mesa de jantar que seja mais compatível com o seu estilo e a decoração do imóvel. A mesa faz toda a diferença em uma casa, é um item atemporal na arquitetura e decoração e precisa ser escolhida com critério.

Aqui, na Ítalo Decor, podemos ajudar na sua decisão. Temos opções com tampo de vidro, madeira, nas mais diversas cores, tamanhos e formatos. Traga o desenho (ou imagem) do seu espaço!