Almofadas na decoração: como escolher e por onde começar?

em 20 de outubro de 2021
Almofadas na decoração: como escolher e por onde começar?
Se há uma forma fácil, prática e econômica de melhorar a aparência dos móveis e dar aquele up na decoração, ela certamente passa pelo uso de almofadas. Isso porque elas são um dos acessórios decorativos mais versáteis que existem. 

As almofadas trazem mais cor, beleza e sensação de aconchego para dentro de casa. São ideais para criar a atmosfera perfeita, peças fundamentais para quem quer impactar na decoração – não só da sala de estar, mas de todos os cômodos.

Mas, por onde começar? A primeira dica é descartar as almofadas da sua cama e do seu sofá que estão velhas, desgastadas ou desbotadas. Livre-se de acúmulos desnecessários e que impactam negativamente a decoração.

Agora, confira como não errar na escolha das almofadas e transformar a decoração da sua casa!

Qual é a almofada ideal para minha casa?

Como há vários tipos de almofadas existentes no mercado, é normal não saber qual é a ideal para o seu ambiente. Um bom começo é analisar o estilo decorativo do seu cômodo. Ele é minimalista, rústico, boho, clássico, moderno?

Em ambientes minimalistas, por exemplo, você pode investir em peças com tons mais neutros e sem estampa. Já se o ambiente tiver uma decoração boho, você tem mais liberdade para abusar das cores e das texturas: tricô, bordados, pompons e demais tecidos.

O estilo moderno combina com tons mais frios e estampas geométricas, enquanto as listras e poás predominam no estilo clássico – assim como as flores e arabescos. Mas uma boa recomendação – quase obrigatória! – é saber harmonizar as cores.

Como harmonizar as cores das almofadas

O círculo cromático ajuda a visualizar quais são os tons complementares e análogos, que formam ótimas combinações.

Tons complementares: ficam em lados opostos do círculo.
Tons análogos: ficam um ao lado do outro no círculo.


Se você busca levar alegria para o espaço, invista nas combinações complementares. Agora, se prefere um ambiente mais linear e sofisticado, o ideal é apostar nas cores análogas, que têm um padrão parecido.

O círculo pode ser usado não apenas na harmonização entre almofadas, mas considerando a cor da parede, do sofá, dos outros elementos decorativos da cama... O segredo, aliás, está em buscar almofadas de cores que já estejam presentes no ambiente e/ou suas variantes.

Almofadas para todos os ambientes

Geralmente quando pensamos em almofadas, a sala de estar é o primeiro ambiente que vem à mente. E não é por menos: elas dão vida aos estofados e poltronas e ainda são sinônimo de conforto.

Para esse cômodo, a dica é apostar na criatividade e investir em cores, tecidos e estampas que conversem entre si e com a decoração do espaço. Almofadas de tamanhos diferentes são uma ótima opção para criar um ambiente ainda mais harmônico – as maiores devem vir atrás das menores.

Cada tipo de sofá requer um número de almofadas.

  • Sofá de dois lugares: a dica é usar duas almofadas grandes de cada lado ou apenas três menores.
  • Sofá de três lugares: pode usar até cinco almofadas – duas grandes e duas pequenas em cada canto e uma maior no centro.
  • Sofá de canto: geralmente comportam mais peças – duas almofadas em cada canto e três no meio.

Mas, ainda que a sala de estar seja o ambiente mais usual para as almofadas, elas também são elementos essenciais para os quartos e até mesmo home office e área externa. Pode ter certeza que vão fazer toda a diferença na decoração, trazer mais vida, alegria, elegância e aconchego ao seu ambiente.

Aqui na Ítalo Decor temos inúmeras opções que vão casar perfeitamente com a sua decoração. Se precisar de ajuda na hora de escolher a almofada ideal, nossos consultores estão à disposição. Venha para a Ítalo transformar seu ambiente de maneira simples e prática!