Como escolher uma paleta de cores harmônica para a sua decoração

em 30 de julho de 2021
Como escolher uma paleta de cores harmônica para a sua decoração

As cores têm grande influência em nossa vida, porque elas são capazes de despertar sensações, sentimentos e traduzem muito do nosso subconsciente. É o elemento de maior impacto na comunicação não verbal


Quando você olha para alguma pessoa, algum objeto ou algum lugar, por exemplo, o que vê primeiro? Se a cor de uma roupa pode ter um efeito positivo ou negativo, imagina a tonalidade de um ambiente!


É por isso que, antes de planejar a decoração da sua casa, é importante determinar a paleta de cores de todo o projeto. Ela precisa ser harmoniosa, condizer com a mensagem que você quer passar e dar conforto visual a quem estiver no ambiente.


Com a paleta de cores em mãos, você poderá definir a cor do seu piso, das suas paredes, dos móveis e dos objetos de decoração. Não é tarefa fácil, mas nesse artigo iremos dar 4 dicas de como escolher uma paleta de cores harmoniosa para a decoração da sua casa. Vamos lá?


  1. Considere seu gosto pessoal

A primeira dica para a escolha da sua paleta de cores é a mais básica: levar em consideração suas preferências pessoais. É essencial que você se sinta bem na sua própria casa, então liste suas cores preferidas e pondere aquelas de que não gosta para que não entrem na sua paleta.

Duas dicas importantes: não siga tendências que não conversam com seu coração e nem crie sua paleta de cores com base em um móvel ou item de decoração que ganhou de presente, mas que não lhe agrada 100%. 


  1. Pense no estilo da decoração

Por mais que cada cômodo possa — e deva! — ter sua própria paleta de cores, é importante que o estilo da decoração esteja presente em todos os ambientes. É isso que vai trazer harmonia!

Cores claras e sóbrias, por exemplo, casam muito bem com um estilo mais clean e minimalista. Nesse caso, você pode abusar do branco, do bege e do cinza. 

Por outro lado, se a decoração é moderna e descontraída, cores quentes e vibrantes como o amarelo, o laranja e o vermelho são mais interessantes. Cores terrosas e amadeiradas são excelentes opções para uma decoração rústica.


  1. Busque por inspirações

Se você tem dificuldades em criar sua própria paleta de cores, pode buscar por inspirações em outras casas. Observe alguns projetos de decoração que lhe agradam e selecione as tonalidades que estão presentes.

Veja a cor do piso e das paredes, dos elementos naturais (pedras e madeiras), dos tecidos, tapetes e cortinas e até mesmo dos objetos de decoração. Um pequeno detalhe pode ser o tom que se contrapõe e dá destaque ao ambiente.

Agora, se você quiser ousar e trazer uma paleta única para sua casa, pode buscar por inspirações na natureza, em filmes ou usar a tecnologia para isso, como o adobe color (abaixo, trazemos uma dica essencial). 


  1. Olhe o círculo cromático

O adobe color apresenta um círculo cromático para ajudar a criar paletas de cores e composições. Essa é uma ajuda muito valiosa para fazer a harmonização perfeita.

A ferramenta traz diversas possibilidades para você usar de formas diferentes. Você pode combinar sua cor preferida, por exemplo, com as que forem análogas ou complementares

As análogas são as que estão próximas umas das outras no círculo cromático: azul e roxo; amarelo e laranja ou vermelho e rosa, por exemplo. Já as complementares ficam em lados opostos: vermelho e verde; azul e laranja ou cinza e amarelo. Ao apostar nas que se contrastam, o ambiente fica mais dinâmico e vivo. 


Essas são algumas dicas para você explorar as cores na sua casa e inovar na decoração. Se você seguir seu gosto pessoal e criar um ambiente harmônico, terá um espaço bastante aconchegante e convidativo.