Móveis para a sala: dicas fundamentais para escolher o melhor para seu projeto

em 16 de julho de 2021
Móveis para a sala: dicas fundamentais para escolher o melhor para seu projeto
A sala é onde compartilhamos os momentos de intimidade e descanso com a família, os amigos — e até mesmo sozinhos. É praticamente onde a vida acontece: trocamos conversas, assistimos a filmes, lemos livros, brincamos com as crianças...

É um dos cômodos mais frequentados do imóvel e também um dos mais valorizados. Escolher os móveis mais adequados para a sala é fundamental para ter um ambiente elegante, sofisticado e, ao mesmo tempo, funcional, confortável e convidativo.

Mas quais são esses móveis mais adequados? Neste artigo, vamos trazer dicas fundamentais sobre os mais comuns em salas: estante/rack, sofá, mesa de centro, tapete — e um bônus.

Confira para deixar sua sala com a elegância que o cômodo pede e o conforto que você e sua família merecem. 

1 - Estante/Rack
Não há regra para a TV na sala de estar: ela pode estar em cima de um móvel, embutida em painel ou até mesmo não existir. Portanto, tanto racks quanto estantes são bem-vindos no ambiente. 
O móvel poderá abrigar dispositivos eletrônicos, livros, porta-retratos e demais objetos de decoração. Para não errar, invista em um rack ou estante sob medida
Os móveis planejados são ideais para atender todas as funcionalidades que seu ambiente precisa, trazer amplitude e contribuir com a circulação e o aproveitamento de espaços.

2 - Sofá
Como nossa relação com a sala mudou, os sofás ganharam ainda mais destaque e hoje estão cada vez mais amplos. Há vários modelos, cores, texturas e estilos.
Para escolher o ideal para sua sala, é preciso analisar o espaço disponível e o tipo de uso: se é somente sala de estar, integrada à cozinha ou à sala de jantar, etc. Mas fique atento a algumas dicas gerais:

- para salas pequenas, o ideal é que o móvel não seja muito grande;
- em salas amplas e espaçosas, o sofá em L é uma excelente opção;
- se você muda a decoração com frequência, opte por sofás em tons neutros. Almofadas e mantas podem dar o charme extra;
- sofás com braços largos e que vão até o chão dão a sensação de serem maiores do que realmente são e ocuparem muito espaço;
- sofás com pés e braços finos são mais elegantes;
- sofás retráteis não são as únicas opções confortáveis. Você pode escolher um pufe do tamanho do assento do sofá para deixá-lo mais versátil;
- os tecidos que garantem sofisticação e beleza são linho, algodão, sarja, veludo e couro

3 - Mesa de centro
Este não é um móvel obrigatório, mas é muito útil e traz bastante elegância ao ambiente. Os pés podem ser de madeira, ferro e com design inovador. A mesa de centro de vidro dá bastante liberdade para brincar com os objetos decorativos: livros, velas, flores, etc.
Dica importante: a altura da mesa de centro deve acompanhar o assento do sofá ou ser levemente mais baixa.
Há ainda a opção de ter uma mesa lateral ao sofá, que dá mais liberdade de altura. Você pode mandar fazer ou comprar uma que atenda ao seu projeto. 

4 - Tapete
O tapete traz conforto e beleza à sala. A dica é para harmonizá-lo com o chão: se o piso for trabalhado, opte por tapetes neutros; se o piso for liso, fique à vontade para investir em desenhos geométricos.
Você pode escolher a tonalidade que mais lhe agrada e que combina com a sua decoração. É importante estar atento à paleta de cores do seu ambiente.
Uma das principais dúvidas é com relação à dimensão do tapete, então fica a dica: ele deve “abraçar” o máximo de elementos possíveis da sala.

Bônus:
Há ainda outros elementos que dão aquele toque de aconchego à sala de estar. Estamos falando de uma boa iluminação, com fitas de LED e uso de luminárias (dica: luz amarela é mais confortável), de aparadores para bebidas e de objetos de decoração: quadros, livros, enfeites, plantas.

Com essas dicas, bom gosto e móveis de qualidade e com design sofisticado, é possível transformar sua sala. Conheça o showroom da Italo Decor e inspire-se!