Móveis planejados ou convencionais: qual escolher?

em 14 de setembro de 2021
Móveis planejados ou convencionais: qual escolher?

Na hora de mobiliar a casa, há quem fique em dúvida entre móveis planejados ou convencionais. O que deve sempre ser colocado na balança são fatores como durabilidade, espaço, mobilidade, qualidade e — claro! — beleza.

Pensando nisso, reunimos as principais informações sobre o assunto neste artigo. Mas, antes de tudo, você sabe quais são as diferenças entre móveis planejados e convencionais?

As diferenças entre móveis planejados e móveis convencionais

Os móveis convencionais vêm prontos da fábrica, com medidas padrões e sem possibilidade de personalização. Como há uma linha de produção de peças iguais, há vários projetos iguais no mercado.

Já os móveis planejados, como o próprio nome diz, são pensados para cada ambiente. Isso significa que cada projeto é único e exclusivo — tanto no design quanto na fabricação. São levados em consideração a dimensão dos espaços, as necessidades dos clientes e seus gostos pessoais para combinação de cores, material e tipo de puxadores, por exemplo.

Conheça outras diferenças para ajudar na sua decisão:


1. Qualidade do material

A maioria dos móveis convencionais usa como matéria-prima o MDP, material formado por três camadas de partículas de madeira, uma mais grossa no meio e duas mais finas nas extremidades.

Esse painel aglomerado não tem tanta maleabilidade, o que prejudica um acabamento mais fino e sofisticado — funciona melhor em superfícies planas como fundos de gaveta, prateleiras, etc.

Os móveis planejados, por sua vez, são feitos com MDF, um material feito a partir da aglutinação de fibras de madeira. O resultado é uma chapa uniforme, densa e plana, bem mais maleável, resistente à abrasão e que pode ser trabalhada em formas e curvas.


2. Acabamento

O acabamento externo do MDP geralmente é uma camada bem fina de pintura, com pousa resistência e baixa durabilidade. Já as placas de MDF, por serem mais maleáveis, permitem um acabamento fino com colagem de fita em borda.

Mas quando pensamos em planejados de alto padrão, há outros detalhes que garantem ainda mais sofisticação. Hoje há muitas opções de acabamentos em marcenaria no mercado. As mais usais — e que conferem um diferencial aos projetos — são a fórmica, a laca, o vidro e as folhas de madeira.


3. Durabilidade

Além do que já vimos na qualidade do material e no acabamento, um ponto a ser considerado é o tipo de ferragem. Nos móveis convencionais, geralmente são bem simples, justamente para baratear a fabricação e a venda do produto.

Mas esse é um fator que impacta diretamente na durabilidade do material. Se houver quebra ou avaria, a peça terá que ser substituída — e nem sempre ela está disponível no mercado.

Isso raramente acontece com móveis planejados. As ferragens são de extrema qualidade, muito mais resistentes e oferecem uma gama maior de opções e facilidades: há dobradiças com amortecimento para portas, pistões a gás para basculantes e corrediças com amortecimento para janelas.

Isso sem falar na variedade de ferragens úteis para o dia a dia, como prateleiras com aramados para separar mantimentos, temperos, pratos e até mesmo tábuas de passar embutidas.


4. Possibilidades

Por último — e não menos importante — estão as possibilidades que os dois tipos de móveis oferecem. Os convencionais geralmente têm um número limitado de cores, formatos que não necessariamente se adequam ao ambiente e nenhuma chance para aumentar as funcionalidades.

Já nos planejados, a palavra de ordem é otimização. Na Italo Decor, por exemplo, você aproveita o seu espaço da melhor maneira possível. Todos os milímetros e vãos são considerados na hora de atender as necessidades da sua família.

Além disso, é possível imprimir a sua personalidade aos projetos. Há um amplo leque de cores e de acabamentos para que os móveis tenham identidade, sejam únicos e exclusivos.


Neste artigo falamos das principais diferenças entre os móveis convencionais e os planejados. Agora, a decisão é toda sua! Nós, da Italo Decor, estamos à disposição para contribuir com as necessidades do seu lar. Fale conosco!