Quais as melhores plantas para ambientes internos?
As plantas melhoram a qualidade do ar, reduzem os níveis de estresse, inspiram criatividade e ajudam na concentração — o que são motivos mais que suficientes para trazer a natureza para os ambientes internos. Mas há ainda um outro: elas são curingas na decoração.
O verde e o colorido das plantas deixam a casa estilosa, charmosa e com aquele toque de personalidade dos moradores. Sem contar que plantas estão sempre na moda e combinam com todos os estilos de arquitetura e mobiliários.
Mas será que é possível cultivar plantas bonitas em ambientes fechados, com pouca iluminação e ventilação? A resposta é sim, desde que você escolha as espécies certas.
Confira quais são as melhores plantas naturais para ambientes internos e deixe sua casa mais bonita, energizada e com vida!
1. Samambaia
Aposto que você já entrou em alguma casa com samambaias penduradas na garagem, na área gourmet ou até mesmo na sala. É um clássico em residências brasileiras, que vem de anos anteriores.
E o motivo é simples: as samambaias se adaptam com bastante facilidade, seja em ambiente interno ou externo, úmido ou seco, iluminado ou com pouca iluminação. Elas não exigem tantos cuidados, mas o indicado é que não sejam posicionadas sob a luz direta do sol.
2. Lírio da Paz
O lírio também não exige muitos cuidados, nem precisa de muita luz. Por isso, é bastante usado em ambientes fechados de residências ou escritórios — mas também pode estar na área externa. É muito bonito e cativa todos os olhares.
3. Suculentas
São perfeitas para quem busca unir beleza à praticidade, ideais para quem não tem muito tempo para a jardinagem. As suculentas não precisam ser podadas, não atraem bichos e não têm necessidade de muita água. E são muito bonitas, com diferentes formatos e tamanhos.
4. Espada-de-São-Jorge
Este também é um clássico da casa das mães e avós, uma ótima opção para diferentes ambientes. Além de bonita, dizem que tem o poder de afastar energias ruins da residência.
5. Palmeira-leque
Com beleza exótica, esta planta é ótima opção para o hall de entrada, sala ou varanda — há quem a coloque no banheiro também. A única contraindicação é para ambientes com ar-condicionado.
A palmeira-leque também requer um pouco mais de cuidado, como remover as folhas secas e velhas e trocá-la de vaso a cada dois anos, aproximadamente. Mas isso não significa que não vale a pena apostar nessa planta belíssima.
6. Antúrio
O antúrio é um clássico para colorir ambientes fechados. Ele gosta de jardins pequenos e fica super bem em vasos para decorar mesas e aparadores (apesar de chegar a até 90 cm). Se a sua casa contar com pouca iluminação natural, o antúrio é ideal pra você. Eles só não gostam de vento e ar frio.
7. Begônia
Para quem gosta de decoração mais delicada, a begônia é uma ótima opção. Mas ela requer cuidados: tem que regar com pouca água e adubar de maneira correta.
Há ainda diferenças entre begônias para ambientes externos e internos, então é importante verificar as características na hora da aquisição. Dentro de casa, elas ficam lindas em cima da mesa e no aparador.
8. Zamioculca
Essa é uma das preferidas para dentro de casa. Isso porque a zamioculca é super resistente, se adapta facilmente em locais com pouca luz e em ambientes fechados. É um verde que embeleza todos os espaços internos.
9. Orquídea
Não poderíamos deixar de citar a queridinha do mundo da decoração. A orquídea traz classe e sofisticação para qualquer ambiente. Elas precisam de bastante luz, mas de maneira indireta. Então a dica é colocar a flor perto de alguma janela, mas não voltada para o sol entre 10h e 16h. Elas gostam de ambientes arejados.
10. Comigo-ninguém-pode
Por último, a comigo-ninguém-pode também é um clássico da decoração por sua beleza impressionante e praticidade. Mas é importante saber que ela é tóxica e deve ser mantida longe de crianças e pets.
Gostou das dicas? Aproveite e deixe sua casa sofisticada, charmosa, com vida e energia. Aposte nas plantas naturais e dê esse plus na decoração!