Objetos de murano: luxo e exclusividade à sua decoração
Se uma casa bonita e arrumada eleva e acalma a alma, uma boa decoração permite que você contemple a beleza do seu lar e desfrute ao máximo de momentos de lazer.
E decorar não é tão complexo quanto parece. Não é preciso que haja grandes mudanças e reformas. Há maneiras simples de trazer elegância, aconchego e sofisticação ao ambiente — independentemente do tamanho do espaço.
Entre elas estão investir em móveis, tapetes, quadros e almofadas para trazer vida e cor ao ambiente. Mas para quem quer exclusividade, há um item de decoração carregado de cultura e tradição que faz toda a diferença: o murano.
Neste artigo, saiba o que é o murano, conheça um pouco da sua história e entenda o motivo de ele ser tão exclusivo — e perfeito para sua casa!
O que é o murano?
É bastante comum ouvirmos denominações como cristal murano, vidro murano e também vidro veneziano. Todas elas estão corretas, porque o murano é um tipo de cristal que, por sua vez, é um tipo de vidro. Mas há diferenças bastante nítidas entre os tipos de materiais e técnicas.
Vidro: tem espessura maior, é naturalmente mais leve e sua transparência não é limpa. É um material mais popular.
Cristal: é um tipo de vidro mais sofisticado, com espessura mais fina, transparência limpa e perfeita. É muito utilizado na decoração por ter tratamento diferenciado do vidro comum, mas menos exclusivo que o murano.
Murano: são tipos de cristais originários da Ilha de Murano, na Itália — daí a terminologia. Como os cristais, têm espessura mais fina e transparência perfeita. A diferença é que são feitos de forma artesanal, a sopro, o que garante efeitos e formas únicas.
Ou seja, as peças em murano não são feitas em série, de forma industrial. Como elas são 100% artesanais, um objeto será sempre diferente de outro em algum aspecto. Totalmente exclusivo.
A história do murano
O murano é um objeto carregado de cultura e tradição. Sua história começou em Veneza, que antes mesmos dos anos 1000 era conhecida pela fabricação de vidros artesanais feitos em casas de madeira.
No entanto, os constantes incêndios nos locais de fabricação fizeram com que, em 1921, o doge de Veneza transferisse toda a produção do vidro veneziano para a cidade de Murano, a ilha mais próxima de Veneza.
A economia de Murano passou a ser baseada na fabricação desses cristais e, até hoje, a “ilha dos vidros de Veneza” atrai muitos turistas que querem conhecer os processos artesanais do cristal — e também uma das igrejas mais antigas da região: a Basílica de Santa Maria e San Donato.
No Brasil, o cristal murano chegou em 1958 por meio dos descendentes italianos. A fabricação segue as mesmas técnicas, mas não leva ouro em sua mistura, o que ainda ocorre nas peças originais.
Em Poços de Caldas (MG), é possível visitar empresas referência em cristais murano e acompanhar o processo de fabricação por meio de técnicas manuais e sopro.
Como usar o murano na minha decoração?
Como pôde ver, o murano é mais luxuoso e raro que cristais comuns, feito por artesãos especializados. Os artigos têm detalhes surpreendentes que trazem muito requinte à decoração.
O cristal murano pode ser colocado em destaque na mesa de centro, no aparador ou em outro lugar onde os olhares estejam voltados a ele. Compõem perfeitamente com livros e plantas na decoração.
Os vasos são os artigos mais conhecidos, mas há abajures em cristal murano que se tornam opções muito interessantes, já que sua estrutura tem alto poder de refração da luz. Há ainda objetos menores em murano perfeitos para uma decoração minimalista e ideais para complementar a decoração de maneira sofisticada e luxuosa.
Aqui na Italo Decor temos várias opções para dar esse toque de exclusividade à sua casa. Faça uma visita à nossa loja!